Categoria: Freshies
Por: Desconhecido | 16/09/2021
0 Comentários
Entrei, e agora?
Às vezes, as partes mais difíceis do Roller Derby não têm a ver com patinação. Você deve saber disso, já que achou uma liga com a qual se identificava, foi a alguns treinos para ver se curtia mesmo e decidiu, finalmente, se tornar parte do time e da comunidade.
Você vestiu o uniforme, se equipou, calçou os patins... e agora?!
Tornar-se fresh meat (do inglês “carne fresca”) significa descobrir um mundo novo completamente diferente do que estamos acostumades, ainda mais se o seu processo envolver aprender a patinar também, como foi para mim. Esse breve guia pode ajudar você a se iniciar nessa euforia inicial:
- Conheça sua liga!
Ainda que seja difícil se integrar em um grupo de pessoas completamente novo (e de origens, profissões e gostos tão diversos), é sempre importante se apresentar e se mostrar à disposição da liga. Frequentemente há reuniões e a qualquer momento você pode ler os documentos do time, se existirem, e perguntar sobre sua estrutura. Geralmente as ligas se dividem em comissões responsáveis por cada parte de seu andamento, e são as próprias integrantes que cuidam dos treinos, redes sociais, produtos para venda, organização de eventos etc. Isso quer dizer que seus talentos podem ser úteis para além da patinação!
- Tenha paciência e disciplina – mas não tenha medo de se engajar.
Patinação é uma atividade física, e vai além do lazer. Mesmo que o Roller Derby no Brasil seja praticado de forma amadora, todas as pessoas envolvidas se empenham para dar o melhor de si para as ligas e para o esporte. Isso pode envolver realizar treinos de reforço ou outros esportes, em casa, na academia ou onde você quiser; treinar os exercícios no seu tempo livre, assistir jogos ou estudar as regras; além de, claro, divulgar o esporte e as atividades de sua liga! É importante se dedicar tanto à parte física quanto à parte intelectual da coisa. Mas ainda mais importante é ter paciência. Muitas pessoas têm seu primeiro contato com a patinação em um treino de Derby – é algo que seu corpo pode não conhecer e achar estranho (e dolorido!) nos primeiros momentos. Enquanto você se alonga, faz compressas de gelo e descansa, é importante manter em mente os motivos que te fizeram procurar o Roller Derby como hobby e lembrar sempre que o processo de aprendizado e autoconhecimento são tão importantes quanto seu objetivo, seja ele jogar por diversão, competir ou trabalhar na arbitragem.
- Conheça seus patins e equipamentos.
Quando eu comecei a patinar, usava patins que não eram adequados para o Derby: tinham salto, rodas muito estreitas e rígidas, cano alto e freios que eu não conseguia trocar por nada. E eu aprendi a patinar mesmo assim. Claro que assim que foi possível, comprei um par dentro das especificações recomendadas – e é importante conhecê-las. No Roller Derby costumamos utilizar patins sem salto e sem cano, com botas de couro (ou veganas) relativamente maleáveis. Os freios, base e rodas podem ser trocadas e acordo com o gosto de quem está utilizando e o local onde se vai patinar, mas existe uma grande variedade deles e nem todos podem ser bons o suficiente para praticar. É importante pesquisar para conhecer todos os tipos disponíveis no mercado e saber que conjunto se adequa melhor a você, nem que seja para salvar no carrinho e comprar aqueles patins caríssimos depois.
- Não esqueça de se divertir!
O Derby pode ficar muito sério em alguns momentos. As ligas são diversas e as pessoas podem ter opiniões diferentes sobre pontos importantes de organização e coordenação. Campeonatos são situações estressantes pelo ar de competitividade e rigidez das regras. Algumas decisões podem ser extremamente relevantes para o futuro do seu time. Mas ainda assim, é um hobby acima de tudo. Não importa se você chegou até aqui para se movimentar, ter mais disciplina ou para participar de uma comunidade legal – o importante em todas as situações que o Derby pode te proporcionar é aproveitar o