O Roller Derby é um esporte que se joga de patins quad em uma pista oval onde as jogadoras vão sempre no mesmo sentido, são dois times de até 14 jogadoras cada. O jogo dura uma hora com dois períodos de 30 minutos divididos em rodadas chamadas de Jams, cada Jam dura até dois minutos entre 5 jogadoras de cada time, 4 dessas jogadoras são as chamadas Bloqueadoras, a quinta patinadora é a Jammer. As Bloqueadoras não podem deixar a Jammer adversária passar, enquanto tentam ajudar a sua Jammer a ultrapassar o outro time. O time que fizer mais pontos ao final da partida ganha.
O Time
A Jammer é a patinadora que faz pontos, ela é identificada por uma estrela no capacete. Cada vez que a Jammer consegue passar pelas patinadoras do time adversário ela marca 1 ponto para cada bloqueadora, por isso quanto mais voltas, mais pontos.
A Pivô é uma bloqueadora que possui uma listra no capacete, é a única bloqueadora que pode se tornar uma nova Jammer durante uma Jam. Se a Jammer estiver em dificuldade, ela pode passar a estrela para a Pivô, assim elas trocam de posição com a Jam em andamento.
As Bloqueadoras não marcam pontos, mas fazem uma barreira para dificultar a passagem do jammer do outro time e dão passagem para o jammer do seu time. As bloqueadoras dos dois times precisam se manter juntas para formar um grupo coeso (nem sempre) chamado de Pack.
01
Duração de 1h, 2 tempos de 30min divididos em Jams de 2min. Cada time tem 5 jogadoras na pista, 4 bloqueadoras e 1 jammer. A jammer deve passar pelas bloqueadoras adversárias, para cada bloqueadora que ela passar marcar 1 ponto, ela pode fazer no máximo 4 pontos por volta.
02
As bloqueadoras devem permanecer perto umas das outras para formar o pack. Elas devem impedir a passagem da Jammer adversária ao mesmo tempo em que tenta ajudar a sua própria Jammer a atravessar o pack.
03
Se alguma patinadora, bloqueadora ou jammer, cometer uma falta, um dos Refs (juízes) a enviará ao Penalty Box. A patinadora ficará fora do jogo e poderá retornar após 30 segundos. A patinadora que acumular 7 faltas no jogo todo é ejetada e não poderá mais continuar jogando aquela partida.
“Sem Oficiais não tem jogo”, e é isso mesmo, eles podem ser com patins, os “Refs”, e os sem patins, chamados de NSOs. São os responsáveis pelo andamento da partida, contagem de pontos, marcação de faltas, etc. Podem ser ou não filiados a alguma liga e geralmente treinam juntos com as atletas. Muitas atletas também atuam como oficiais quando não estão jogando, além de contribuírem para o esporte é uma maneira de estar em todas as partidas possíveis.
Todas têm seu espaço no Roller Derby, até mesmo para quem quer apenas ajudar. A comunidade do esporte agradece de coração a ajuda delas, seja na medição da pista ao aplicar a fita, aquela ajuda com o projetor do placar que insiste em apagar justo na hora do jogo ou até fazendo aquelas fotos maravilhosas que todos amamos e que depois ficamos pedindo cópia pelas redes sociais. Vocês são incríveis e seremos gratas por tudo.
Segurança é fundamental, e o Roller Derby por ser um esporte de contato, tem a utilização de equipamentos como obrigatória e não tem discussão neste item. Capacete, protetor bucal, cotoveleiras, munhequeiras e joelheiras precisam estar presentes em todos os jogos, e sua correta utilização faz parte das regras, inclusive para os oficiais de patins, exceto o protetor bucal neste caso.
As partidas são divididas em duas partes de 30 minutos. Cada uma dessas partes é composta por um número indefinido de rodadas de dois minutos ou menos, chamadas de Jams. O objetivo do jogo é que a jammer passe o maior número possível de vezes pelas bloqueadoras do time adversário, que irá tentar impedi-la. Para bloquear uma jogadora é possível utilizar os quadris e os ombros. Não é permitido utilizar as mãos, cotovelos, pés e cabeça para bloquear.
Identificada por uma estrela no capacete, a Jammer é a pontuadora de cada time. A primeira Jammer que ultrapassar o pack de forma legal é chamada de Lead Jam, e como Lead ela pode encerrar a Jam antes dos 2 minutos se desejar. Para cada bloqueadora que ela ultrapassa de forma legal o time marca 1 ponto. Pelo tempo em que a Jam está em andamento, a Jammer pode dar quantas voltas ela puder sobre as bloqueadoras. Ao final do jogo, o time que tiver mais pontos ganha.
Ligas
Você irá precisar de patins tipo Quad (não pode ser o inline) e as devidas proteções: Capacete, cotoveleira, munhequeira, joelheira e protetor bucal.
É necessário ter 18 anos ou mais para participar dos jogos. As ligas podem oferecer treinos recreativos para prática de patinação para menores de 18 anos.
Você pode entrar em contato com uma das ligas existentes para saber suas datas de recrutamentos. Alternativamente, pode entrar em contato conosco, teremos o prazer de indicar a liga mais próxima de onde você mora.
Os oficiais se reúnem no grupo Oficiais RD Brasil, mas não possuem um evento de recrutamento. O melhor é entrar em contato com uma das ligas, a maioria delas possui pelo menos um oficial que poderá lhe ajudar a se tornar um oficial.
As patinadoras são ?normais? durante o dia. Trabalham, são mães, alunas, etc. O Roller derby é nossa fuga da vida cotidiana e a oportunidade de abraçar um lado mais duro e ousado de nós mesmos. Quando você entra na pista, seu alter ego derby assume o controle. Os nomes do Derby são criativos e divertidos, eles podem ser difíceis ou simplesmente engraçados.
Não. Não existe um modelo de corpo ideal para ser atleta, técnica ou oficial de Roller Derby. Todas podem aprender as técnicas de patinação adequadas e as regras do esporte. Conhecemos atletas, oficiais e equipes técnicas com pessoas gordas, magras, altas, baixas e até mesmo portadoras de deficiência. Com dedicação, treino e paciência, todas são bem-vindas e possuem habilidades úteis para a comunidade do Derby
Resiliência